O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, realizou de forma “surpresa”, a ação, denominada ‘Fiscalização Ordenada’, que ocorreu em 237 municípios localizados no interior, no litoral e na região metropolitana da capital, ao longo de quinta-feira, 07 de novembro.

O objetivo foi avaliar, dentre outros aspectos, as condições estruturais, condições das instalações, funcionamento dos serviços e equipes médicas, presença de equipamentos obrigatórios e estoque de medicamentos.

Com os dados, o órgão fará um comparativo das ocorrências e verificará se foram tomadas providências em relação ao que foi identificado na primeira fiscalização realizada em março de 2023, e que abrangeu os mesmos municípios.

Na cidade de Ibiúna, a fiscalização ocorreu nas unidades de saúde dos Bairros Gabriel e Lageadinho.

Na unidade do Bairro Gabriel, foi constatado um gabinete odontológico inoperante, que aguarda implantação desde janeiro deste ano, sem previsão de utilização por parte da Prefeitura. No mesmo local, foi encontrado material infectante acondicionado em local de fácil acesso, junto a objetos pessoais de funcionários.

Já na unidade do Bairro Lageadinho, foi constatado o acondicionamento inadequado de resíduos, além de um consultório odontológico desativado e umidade excessiva nas paredes.

A Prefeitura após os apontamentos, deve tomar as devidas providências.