Uma operação da Polícia Civil de São Roque resultou na identificação de um indivíduo, acusado de participar do furto de motocicletas na cidade, entre os dias 15 e 25 de janeiro de 2025, além de um furto em novembro de 2024. No total, foram registrados oito furtos de motocicletas no município. Em todos os casos, as vítimas pararam as motos em via pública e quando voltavam para o local estacionado não as encontravam.
Inicialmente a Polícia Civil, buscou imagens que tivessem registrado o momento da ação criminosa. Após análises dessas gravações foi possível verificar que os autores chegavam em uma moto em dois indivíduos e o garupa é que, rapidamente, manipulava a ignição e deixava o local com a moto subtraída. Em algumas gravações também é possível verificar que há um outra moto responsável por fazer a segurança do local.
A investigação constatou, que os criminosos apresentavam uma preferência por um tipo específico de marca, modelo e ano. Em todos os casos foram subtraídas motocicletas da marca Honda, modelo CG 160cc e não mais velhas que dois anos.
Devido à dificuldade de identificação dos autores utilizando as imagens dos locais dos fatos, a Polícia Civil, buscou também, imagens das passagens das motos das vítimas após o furto, onde, detectou-se, algumas movimentações estranhas em que duas motos parecem acompanhar as motos subtraídas.
Uma motocicleta Honda CG150cc, cor preta, é flagrada em horário muito próximo aos das motos furtadas em três ocasiões. Nos casos em que não é possível verificar a placa é facilmente identificada pelo fato que se trata da mesma moto, pois, apresenta características incomuns, como a cor preta do tanque e o paralama dianteiro vermelho.
Constatou-se ainda, durante investigação, que esta moto também está envolvida em um outro furto de Honda CG/160 FAN, no dia 16 de janeiro, na cidade de Marinque.
Em pesquisas nos sistemas policiais identificou-se o proprietário, que apresenta passagens por tráfico de drogas. Seu filho, também participaria das ações.
Outra motocicleta Honda CG160 Fan, de cor prata, também foi flagrada pelos totens de monitoramento acompanhando as motos furtadas em outras três oportunidades diferentes. Se tornando assim alvo também das investigações.
Em pesquisas nos sistemas policiais identificaram uma mulher como proprietária. O que chama a atenção, é o fato da mesma, não possuir habilitação para motos. Nesta linha, chegou a um individuo, pai da filha da dona da mota em questão. O mesmo possui passagens por tráfico e quando era menor uma ocorrência envolvendo adulteração de identificação de marcação de veículo.
Ao analisar as ocorrências de maneira agrupada, a Polícia Civil, constatou o mesmo modus operandi, motocicletas específicas escolhidas, acompanhamento de outras motos pelas vias da cidade e em todas as oportunidades os autores vieram e voltaram pela rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, que liga as cidades de São Roque e Itapevi, e que permite acesso a outras cidades da região da grande São Paulo, como Jandira, Carapicuíba, Barueri e Osasco.
As duas motos que foram identificadas trazendo os suspeitos bem como acompanhando as motos minutos após os furtos, participaram efetivamente das oito ocorrências registradas em São Roque.
Um fator que nos chamou a atenção durante as análises das imagens foi a repetição dos capacetes dos suspeitos, que apresentam grafismos e características idênticas. Fato que soma para considerar que todos os furtos possuem os mesmos autores.
Com as informações e outros detalhes do setor de inteligência, a Polícia Civil cumpriu mandados em Carapicuiba e Osasco. Na cidade de Carapicuiba, um dos suspeitos foi localizado e apresentado no plantão policial. A Polícia Civil, segue investigando em busca de mais informações, que possam levar a prisão de mais envolvidos.

