Em entrevista ao Jornal Cruzeiro do Sul, o economista Geraldo Almeida, de Sorocaba (SP), afirmou que a cidade tem a estrutura necessária para receber o primeiro protótipo em escala real do eVTOL, uma aeronave movida a energia elétrica. O projeto, desenvolvido pela Eve Air Mobility, subsidiária da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), foi revelado em julho, durante a 45ª edição do Farnborough Airshow, realizada em Gavião Peixoto (SP).
O protótipo da aeronave, popularmente conhecida como ”drone de passageiros” e ”carro voador”, possui oito hélices para voo vertical e asas fixas para voos em cruzeiro, sem alterações na posição desses componentes durante o voo. Além disso, o eVTOL emite ruídos de baixa intensidade.
O projeto oferece diversas vantagens, como baixo custo operacional, menor número de peças e estruturas e sistemas otimizados. O economista Geraldo Almeida destaca também que a aeronave é totalmente elétrica e utiliza energia verde, trazendo benefícios ambientais ao reduzir a emissão de carbono.
“É muito importante para a infraestrutura da cidade”, disse o economista Geraldo Almeida em entrevista ao Jornal Cruzeiro do Sul. ”É um novo estilo que está surgindo, de conseguir voar a um preço mais acessível em comparação ao helicóptero”.
A aeronave visa proporcionar deslocamentos rápidos dentro de um município ou entre cidades próximas. “Essa questão de mobilidade é muito importante, é mais um veículo aéreo para somar, porque, no asfalto, já está difícil de andar”, aponta Geraldo. “A possibilidade ainda destaca a importância de Sorocaba ter uma empresa como a Embraer, que consegue atrair coisas novas e melhores para o futuro”
Confira a reportagem completa neste link.