“Um caos” foi assim que uma mãe relatou a situação de demora no atendimento e lotação na Santa Casa de São Roque (SP) nesta terça-feira, 20.
Ela entrou em contato com o São Roque Notícias pelo Whatsapp direto da redação (11) 94132-1520 informando a demora no atendimento.
Comentou que sua filha está com dor e uma vermelhidão na barriga e, até a publicação desta reportagem, faz duas horas que não foram atendidas.
Disse que menina chora de dor e aguarda por atendimento.
Também informou que a unidade está muito cheia e a demora no atendimento está muito grande. “Eu cheguei as 14h e às 16h não fui atendida, minha filha está com muita dor. Teve gente que chegou às 11h e ainda não foi atendida”, disse a moradora.
Ela relatou que tem apenas um pediatra, e a que estava, ainda ficou descansando do almoço em uma sala.
De acordo com ela, houve até discussão e bate boca por conta da reclamação de pacientes cobrando a situação por conta da demora.
O São Roque Notícias tem recebido com frequência reclamações de pacientes da Santa Casa de São Roque relatando a demora no atendimento.
Alguns casos, são de pessoas ficando de 2h, 3h ou até 4h para serem atendidas.
A reclamação é também devido ao sistema de atendimento por cor. Não é por ordem de chegada e sim por cor: vermelho, amarelo, verde e azul.
A tabela fala em gravidade e informa horário para atendimento
Vermelho – Imediato
Amarelo – 30 minutos
Verde – duas horas
Azul – quatro horas
Se uma pessoa chega com uma dor de cabeça forte e recebe a cor verde, dependendo da quantidade de pessoas na unidade, ela vai ficar por 2h ou mais com dor de cabeça forte aguardando. A filha da moradora, está com a pulseira verde.
Nessa espera, se algumas pessoas chegarem com dores estômago e forem registradas com a cor amarela, elas passam na frente obviamente pela gravidade na cor, porém, a pessoa com dor de cabeça forte, considerada verde, ficam cada vez mais para trás na fila.
Dessa forma, quem está com a pulseira azul, mesmo, não tendo gravidade, fica até 5h ou mais.
Para piorar a situação, os pacientes reclamam que a quantidade de médicos atendendo é pouca para o número de pessoas.
As reclamações são muitas e com frequência. Alguns pacientes chegam a desistir e ir embora com dores mesmo.
A pergunta é, o que está acontecendo? Esse sistema realmente funciona? Por que há tantas reclamações sobre a demora de atendimento?
É normal esperar mais de 2h para receber atendimento para uma forte dor de cabeça, ou por uma dor de estômago ou então pressão alta ?
É válido a pessoa ficar com dor por mais de 2h, seja de cabeça ou estômago estando com a pulseira verde?
A população entende que quem tem gravidade deve passar na frente, mas será que a população está a contento com essa forna de atendimento ?
É sabido que os funcionários fazem o que podem, mas esse sistema funciona na prática realmente?
O que está sendo avaliado aqui não é a qualidade do atendimento e sim a demora para o paciente receber um simples medicamento que possa resolver a sua situação após não conseguir se tratar em casa.
Ficar com dor em casa, e no hospital permanecer mais de 2h também dor no Pronto Atendimento, é isso que está ocorrendo.
O São Roque Notícias enviou um e-mail para o hospital é aguarda um retorno.