Pacientes reclamam de Santa Casa lotada e demora no atendimento nesta terça em São Roque

“Um caos” foi assim que uma mãe relatou a situação de demora no atendimento e lotação na Santa Casa de São Roque (SP) nesta terça-feira, 20.

Ela entrou em contato com o São Roque Notícias pelo Whatsapp direto da redação (11) 94132-1520 informando a demora no atendimento.

Comentou que sua filha está com dor e uma vermelhidão na barriga e, até a publicação desta reportagem, faz duas horas que não foram atendidas.

Disse que menina chora de dor e aguarda por atendimento.

Também informou que a unidade está muito cheia e a demora no atendimento está muito grande. “Eu cheguei as 14h e às 16h não fui atendida, minha filha está com muita dor. Teve gente que chegou às 11h e ainda não foi atendida”, disse a moradora.

Ela relatou que tem apenas um pediatra, e a que estava, ainda ficou descansando do almoço em uma sala.

De acordo com ela, houve até discussão e bate boca por conta da reclamação de pacientes cobrando a situação por conta da demora.

O São Roque Notícias tem recebido com frequência reclamações de pacientes da Santa Casa de São Roque relatando a demora no atendimento.

Alguns casos, são de pessoas ficando de 2h, 3h ou até 4h para serem atendidas.

A reclamação é também devido ao sistema de atendimento por cor. Não é por ordem de chegada e sim por cor: vermelho, amarelo, verde e azul.

A tabela fala em gravidade e informa horário para atendimento

Vermelho – Imediato
Amarelo – 30 minutos
Verde – duas horas
Azul – quatro horas

Se uma pessoa chega com uma dor de cabeça forte e recebe a cor verde, dependendo da quantidade de pessoas na unidade, ela vai ficar por 2h ou mais com dor de cabeça forte aguardando. A filha da moradora, está com a pulseira verde.

Nessa espera, se algumas pessoas chegarem com dores estômago e forem registradas com a cor amarela, elas passam na frente obviamente pela gravidade na cor, porém, a pessoa com dor de cabeça forte, considerada verde, ficam cada vez mais para trás na fila.

Dessa forma, quem está com a pulseira azul, mesmo, não tendo gravidade, fica até 5h ou mais.

Para piorar a situação, os pacientes reclamam que a quantidade de médicos atendendo é pouca para o número de pessoas.

As reclamações são muitas e com frequência. Alguns pacientes chegam a desistir e ir embora com dores mesmo.

A pergunta é, o que está acontecendo? Esse sistema realmente funciona? Por que há tantas reclamações sobre a demora de atendimento?

É normal esperar mais de 2h para receber atendimento para uma forte dor de cabeça, ou por uma dor de estômago ou então pressão alta ?

É válido a pessoa ficar com dor por mais de 2h, seja de cabeça ou estômago estando com a pulseira verde?

A população entende que quem tem gravidade deve passar na frente, mas será que a população está a contento com essa forna de atendimento ?

É sabido que os funcionários fazem o que podem, mas esse sistema funciona na prática realmente?

O que está sendo avaliado aqui não é a qualidade do atendimento e sim a demora para o paciente receber um simples medicamento que possa resolver a sua situação após não conseguir se tratar em casa.

Ficar com dor em casa, e no hospital permanecer mais de 2h também dor no Pronto Atendimento, é isso que está ocorrendo.

O São Roque Notícias enviou um e-mail para o hospital é aguarda um retorno.

By marcelo

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