O Grupo CCR S.A venceu o leilão para a concessão da Rota Sorocabana reaizado na quarta, dia 30 de outubro, com uma oferta de R$ 1,6 bilhão, superando outros três concorrentes (Pátria, EPR e EcoRodovias). O Governador do Estado, Tarcísio de Freitas foi o responsável em anunciar a novidade.
Com investimento de R$ 8,8 bilhões, o projeto abrange 460 quilômetros de 12 rodovias localizadas na região de Sorocaba. A nova concessão incorpora trechos atualmente administrados pela ViaOeste, cuja concessão se encerra em março de 2025, e outros administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Os recursos serão aplicados em duplicações, implantação de faixas adicionais, marginais e ciclovias, construção de acessos e obras de infraestrutura viária, entre outros. A expectativa é de geração de mais de 10,2 mil empregos, diretos e indiretos.
Outro ponto importante é a redução nas tarifas cobradas daqueles que trafegam nos trechos já operados pela ViaOeste. A partir de abril de 2025, os motoristas terão redução média de 22% nas cinco praças de pedágios que compõem o novo trecho concedido.
O início das obras está previsto para 2025. Ao todo, serão beneficiados 17 municípios. São eles: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.
Novo formato de pedágio:
A concessão contará com pórticos do sistema de pedágio automático e de livre passagem, também conhecido como “free-flow”, que irá substituir as tradicionais praças de pedágio. O free-flow permite a cobrança de tarifa sem a necessidade de cabines ou barreiras físicas, ou seja, o motorista não precisa parar o veículo para realizar o pagamento.
O sistema automático será implantado em toda a extensão do trecho concedido, totalizando 23 pórticos, permitindo uma cobrança mais justa pelo trecho percorrido pelos usuários. Ao longo da extensão, os valores vão variar de R$ 0,83 a R$ 12,20, a depender do trecho.
Também haverá o Desconto de Usuário Frequente (DUF) na Rota Sorocabana. Se o motorista passar pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, a redução será de 20%. Além disso, aqueles que contarem com tags instaladas nos veículos terão desconto de 5%.
Com a nova concessão, onde haverão pedágios em nossa região:
Castello Branco (SP-280) – km 59,9 – São Roque
Castello Branco – (SP-280) Km 74,9 – Itu*
Castelinho (SP-075) – km 12,5 – Sorocaba*
Celso Charuri (SP 091) – km 4,1 – Sorocaba
Castelinho (SP 075) – km 3,2 – Sorocaba
Raposo Tavares (SP-270) – km 39 – Vargem Grande Paulista
Raposo Tavares (SP-270) – km 47,6 – São Roque*
Raposo Tavares (SP 270) – km 58,1 – São Roque
Raposo Tavares – (SP 270) km 72,3 – Alumínio*
Raposo Tavares (SP-270) – km 86 – Sorocaba
Raposo Tavares – (SP 270) -km 95,1 – Sorocaba
Raposo Tavares (SP 270) – km 101,3 – Sorocaba
Raposo Tavares (SP 270) – km 111,8 – Araçoiaba da Serra*
Santos Dumont (SP-79) – km 107,9 – Piedade
Santos Dumont (SP-79) – km 138,2 – Tapiraí
Santos Dumont (SP-79) – km 183,2 – Juquiá
João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6 – Salto de Pirapora
Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6 – Pilar do Sul
Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8 – Capão Bonito
Nestor Fogaça – km 122,9 (SP-250) – Pilar do Sul
Bunjiro Nakao km 91,5 (SP-250) – Piedade
Bunjiro Nakao – km 56,1 (SP-250) – Ibiúna
Lívio Tagliassachi (SPA 053) – km 5,8 – São Roque
* Pedágios já existentes
Obras na região devem virar realidade:
Uma das obras é a duplicação da Rodovia
Lívio Tagliassachi em São Roque
Com esta concessão, algumas obras previstas e aguardadas por anos devem virar realidade, como a duplicação da Rodovia Livio Tagliassachi em São Roque, a finalização da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao entre Vargem Grande Paulista, Ibiúna e Piedade, além de faixas adicionais na rodovia Raposo Tavares na região de Sorocaba e faixa adicional entre o km 54 e 79 da rodovia Castello Branco, passando por São Roque e Mairinque.