A partir das 10h desta sexta-feira, 23, a Receita Federal libera a consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Segundo projeções do Fisco, serão contemplados 6,257 milhões de contribuintes, totalizando cerca de R$ 11 bilhões em restituições, que serão depositadas no próximo dia 30 de maio.
Neste primeiro lote, têm prioridade os contribuintes que entregaram a declaração no início do prazo e aqueles que fazem parte dos grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, professores e quem optou pela declaração pré-preenchida ou por receber via PIX com CPF como chave.
Apesar do avanço no calendário de restituições, cerca de 19 milhões de pessoas ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda. O prazo final para o envio da documentação é também o dia 30 de maio. Quem perder o prazo pode cair na malha fina e sofrer penalidades.
Como consultar se a restituição está disponível:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione a opção “Consultar a Restituição”;
- Informe o CPF e a data de nascimento;
- Marque a opção “Sou humano”;
- Clique em “Consultar”.
A recomendação é que os contribuintes verifiquem a situação de sua declaração o quanto antes e, caso necessário, regularizem eventuais pendências para evitar problemas futuros com o Fisco.