Na tarde de quarta-feira, dia 08, a Polícia Civil de Itapetininga, prendeu cinco pessoas em flagrante por envolvimento no cultivo de flores de maconha em uma estufa localizada em uma área rural do município.
Segundo a polícia, as flores da planta encontradas possuem alta concentração de THC, substância responsável pelos efeitos psicoativos, o que eleva o valor de mercado da droga, com o quilo chegando a atingir R$ 100 mil.
O proprietário do terreno onde o cultivo foi encontrado está sendo investigado por suspeita de participação no crime, e as autoridades também estão tentando identificar outros membros de uma organização criminosa que estaria por trás da plantação.
Durante a operação, os policiais apreenderam os celulares dos suspeitos, que passarão por perícia para auxiliar nas investigações.
De acordo com a Polícia Civil, no local foram encontrados uma grande quantidade de mudas, galhos e flores de maconha, além de insumos especializados para o cultivo da droga. As estufas estavam equipadas com sistemas de iluminação específicos e climatização por meio de ar-condicionado, tudo voltado para otimizar as condições do cultivo.
As investigações que levaram à prisão já estavam em andamento e visavam identificar grupos criminosos que estariam alugando fazendas na região de Itapetininga, especialmente por pessoas provenientes da cidade de Salto, para o cultivo ilegal de maconha.
Os cinco detidos foram presos por cultivar maconha sem autorização ou em desacordo com a legislação vigente.