Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada na quarta, dia 12, mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está se aproximando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um possível segundo turno nas eleições.
No primeiro turno, Lula lidera com 41,1% das intenções de voto, enquanto Tarcísio aparece com 26,2%. No entanto, no cenário de um segundo turno, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, com 45,7% para Lula e 44,7% para Tarcísio.
Além disso, a pesquisa indica que Lula venceria outros candidatos em um segundo turno, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e Pablo Marçal (PRTB-SP).
O levantamento, que ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro, foi realizado por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Em relação à imagem dos políticos, Tarcísio de Freitas apresenta um saldo de imagem positiva superior ao de Lula. De acordo com os dados, 11,44% dos brasileiros aprovam o governador, enquanto 48% o reprovam. No caso de Lula, 42% dos entrevistados aprovam sua gestão, enquanto 51% a reprovam. A margem de erro para esses índices de imagem também é de 2 pontos porcentuais.
Vale destacar que, na pesquisa anterior da AtlasIntel, realizada em dezembro do ano passado, a aprovação de Lula era de 51%, com 46% de reprovação, indicando uma queda na percepção positiva do presidente ao longo do tempo.