Flávio Araújo, procurou o São Roque Notícias para relatar a dificuldade no acesso ao transporte médico em São Roque (SP). Seu filho, Fábio Araújo, de 15 anos, envenenado por chumbinho quando comeu uma marmita em 2020, precisa passar por consultas ortopédicas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), onde faz tratamento, mas por duas vezes a família não conseguiu ir.
O pai conta que apesar de solicitar a ambulância, o veículo não compareceu nos dias 5 e 19 de agosto.
Fábio tem sequelas na fala, não consegue comer, e se alimenta pela sonda. Além disso, tem dificuldades de movimentar as mãos e perdeu o movimento das pernas, por isso, precisa de acompanhamento médico.
“Eu liguei lá de manhã, pedindo uma ambulância para levar o Fábio na consulta que era dia 5 de agosto, mas a ambulância não veio. Então liguei lá de novo, e reagendaram para hoje, 19 de agosto, às 11h30”, relatou Flávio.
No entanto, na manhã desta segunda-feira (19), Flávio tentou garantir o transporte para a consulta e novamente encontrou obstáculos. “Liguei lá hoje, às 7h30 da manhã, mas um atendente disse que não tinha ambulância, que estava tudo cheio e não tinha como levar o Fábio para o hospital”, lamentou.
Com isso, Fábio não conseguiu ser atendido e ele precisa desse atendimento para uma avaliação ortopédica. Ele precisa de cirurgia para a correção do punho direito e esquerdo.
O São Roque Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa do município, que respondeu em nota. Confira na íntegra:
“O Departamento de Saúde de São Roque esclarece que o paciente Fábio Abraão Jorge de Araújo recebe atendimento todas as quartas-feiras no Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em Sorocaba, data estabelecida pelo próprio centro, através de declaração enviada a este departamento.
Seguindo o protocolo de atendimento previamente agendado, a equipe se deslocou à residência do paciente na quarta-feira, dia 14, às 11h30, porém não encontrou o paciente ou seu responsável, no caso, o pai, no local. Após contato telefônico com o pai da criança, este solicitou o retorno do serviço de transporte às 12h30, pedido que foi atendido pela equipe. No entanto, novamente não foram encontrados a criança ou seu pai para a realização do trajeto para Sorocaba.
Em relação à alegação de pedido de transporte negado nos dias 5 e 19 de agosto, informamos que não há solicitação de transporte registrada no dia 5 e que, no dia 14, por volta das 10h30, o pai da criança entrou em contato com o serviço de transportes, via telefone, solicitando um ENCAIXE para o mesmo dia, pois teriam um atendimento extra a partir das 12h30, devido à ausência deles na quarta-feira, dia 14. Infelizmente, devido à grade de transportes já ter sido totalmente atribuída para o dia, não foi possível realizar o transporte, fato que foi informado ao pai.
É importante esclarecer que o agendamento de transporte da saúde deve ser realizado nas Unidades de Saúde de São Roque, das 07h às 11h, de segunda a sexta-feira, com pelo menos um dia de antecedência. O serviço de transporte para as terapias no Centro de Reabilitação Lucy Montoro segue agendado conforme solicitação da própria rede e será realizado com todo o amparo devido à criança, sendo que qualquer agendamento extra deverá ser informado previamente, atendendo ao critério de solicitação.”