A Padaria Vila Colonial em São Roque foi vítima de uma fake news nas redes sociais nesta sexta-feira, 15, por um texto replicado a partir de uma postagem de um rapaz.
O candidato a vaga em questão, realmente fez um texto na internet, porém, foi replicado mais tarde.
Um texto falso foi produzido a partir da declaração do rapaz, para enganar a população e levar as pessoas ao erro por meio da declaração fora de contexto de um candidato a funcionário da padaria que estava em teste a uma vaga de emprego fazia apenas 4 dias.
O candidato em questão não era e nunca foi funcionário do estabelecimento, estava somente em periodo de experiência, trabalhou 4 dias na padaria, entrou na segunda, 11, ficou na terça, 12, e na quarta-feira, 13.
Na quinta, 14, segundo a direção da padaria, a gerente informou que ele ligou dizendo que não sabia se iria ou não trabalhar mais.
Ainda de acordo com a direção, a gerente que estava o acompanhando no teste, já havia percebido que o candidato não estava afim realmente de ir trabalhar.
Contou que ele, ao procurar o emprego, também tinha levado a esposa informando que precisava que ela trabalhasse com ele.
No entanto, no quarto dia de teste, na quinta-feira,14, mesmo dizendo que não sabia se continuaria ou não, apareceu por volta das 14h00, e disse que pensou melhor e queria trabalhar.
Devido a falta de candidatos e a dificuldade de encontrar pessoas compromissadas na cidade para um emprego, a gerente, mesmo percebendo o desinteresse, resolveu continuar em teste com os dois.
Assim, completaram o quarto dia de experiência e foram embora.
No dia seguinte, nesta sexta-feira, 15, feriado, pela manhã, o candidato a vaga disse que queria uma folga.
Mandou mensagem dizendo precisar de uma folga.
Diante da situação, por estar em teste há 4 dias, a gerente resolveu dispensá-lo.
Respondeu que eles não precisariam ir mais.
Logo após, o candidato não gostando da resposta, reclamou, tirou um print e postou nas redes sociais, mas, não disse que estava em teste, nem que estava em experiência, sequer que tinha completado apenas quatro dias de trabalho.
Pelo contrário, quando fez a postagem, disse “Essa é a forma que os funcionários são tratados, padaria Colonial e sua escala 7×0”.
A padaria infomou que “se ele não é funcionário, estava em teste, ficou por quatro dias, como poderia afimar escala 7 por 0”.
A direção relatou ainda que a acusação do candidato foi replicada nas redes sociais, transformada de maneira mentirosa é descabida.
Seus funcionários, que ao todo são 70, tem folgas semanais de acordo com suas jornadas de trabalho e todos registrados, com todos os direitos, “diferentemente do candidato em questão, que não é funcionário da empresa como foi replicado mentirosamente, muito menos que não teve direito a folga, pois estava apenas 4 dias em teste.
“Replicaram a declaração, que estava em um grupo, de forma descabida, fizeram uma fake news sem tamanho, transformando uma palavra escrita fora de contexto contra a empresa, formando assim um texto falso, enganoso, com o objetivo de nos prejudicar, nos incriminar diante de uma situação onde não fizemos nada de errado a não ser dispensar quem estava em teste havia quatro dias, não era funcionário e nem havia completado sequer 5 dias, ficou 4, quem dera os 7 dias. Mais ainda, o texto replicado também teve intenção de ganhar curtidas e engajamento por meio de uma mentira”, destacou a direção.
Para a empresa, além do texto inventar situações, o pior é enganar as pessoas, fazê-las acreditarem em uma mentira. Ainda, induzi-las a julgarem a padaria em seus comentários, como muitas fizeram, cometendo crimes de calúnia e difamação.
A direção da padaria, informou ainda que vai entrar com um processo civil e criminal na Justiça, com registro de boletim de ocorrência na Delegacia de São Roque por fake news, calúnia, enjuria, difamação entre outros crimes cabíveis para que os responsáveis respondam pelos atos falsos criminosos.
A Padaria infomou que após o ocorrido tentou ligar para o rapaz para saber o motivo da postagem, porém, o número está como bloqueado para a empresa.
O site procurou o rapaz para falar sobre o assunto e enviou mensagens para ele, porém, até o momento não respondeu.