Moradores de um condomínio residencial localizado na Avenida Brasil, em São Roque (SP), estão preocupados com o aparecimento recorrente de escorpiões na região que fica próximo a uma mata. Relatos recentes indicam que ao menos três foram encontrados em apartamentos, inclusive em banheiros e varandas.
Entre os moradores encontraram os animais estão idosos, crianças e pets, considerados mais vulneráveis ao veneno dos escorpiões.
Segundo relatos, os escorpiões foram encontrados em um dois locais onde há bebês, o que causa maior preocupação.
De acordo com os residentes do local, ao entrarem em contato com o setor de zoonoses da Prefeitura de São Roque, foram informados apenas com orientações e que não houve detalhes sobre o controle direto dos animais peçonhentos.
Os moradores também destacaram a preocupação devido o município não dispor de estoque do soro antiescorpiônico, necessário em casos de acidentes graves.
O local mais próximo para atendimento, segundo as informações dos órgãos de Saúde, seria Sorocaba.
A distância poderia representar um risco fatal, especialmente para crianças pequenas, dada a urgência no tratamento após uma picada.
Os moradores cobram uma ação mais efetiva por parte das autoridades municipais para evitar que uma tragédia aconteça, especialmente com maior suporte no controle da infestação.