A família de Benjamin Ferreira da Silva, de 6 anos, morador em São Roque, está organizando uma campanha de doação de sangue em prol do menino diagnosticado com um câncer agressivo em 2023.
Desde então faz tratamento no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), em Sorocaba (SP).
Os pais, moradores de São Roque (SP), perceberam os sintomas após Benjamim sentir fortes dores abdominais e a ter febre alta e constante. Ao massagear a barriga da criança, a mãe sentiu um caroço, e decidiu levá-lo ao hospital.
Exames apontaram a presença de um tumor, e os médicos confirmaram que se tratava de um neuroblastoma de grau IV, um câncer infantil agressivo já em estágio avançado. A doença se espalhou para outras partes do corpo, incluindo tórax, pescoço, medula e fêmur.
Desde então, Benjamin passa por sessões de quimioterapia e precisa de transfusões de sangue para seguir com o tratamento. Anteriormente, a família realizou uma vaquinha online para custear os gastos.
Agora, pedem que moradores de São Roque e região, doem sangue no Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), e que qualquer tipo sanguínio é bem-vindo. Reforçam a importância das doações, pois os estoques dos hemocentros muitas vezes estão baixos, o que pode dificultar a continuidade dos procedimentos médicos.
O Colsan está localizado na Avenida Comendador Pereira Ignacio, 564, no bairro Jardim Vergueiro. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 12h30. Para agendar a coleta, é necessário entrar em contato pelo telefone (15) 3224-2930.
A doação pode ser feita por qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 69 anos, que pese mais de 50 kg e esteja bem alimentada. Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto.