Dos mais de 2 mil presos que receberam o benefício da saída temporária para os feriados de Natal e Ano Novo na região, 77 não retornaram às unidades prisionais, conforme informou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
A saída dos detentos foi autorizada no dia 23 de dezembro, com data de retorno estipulada para a última sexta-feira, 3 de janeiro.
A saída temporária é prevista pela Lei de Execução Penal e regulada pelo Poder Judiciário, sendo um benefício concedido aos detentos em regime semiaberto, com datas específicas para cada período. No entanto, do total de 2042 presos liberados, 77 não se apresentaram de volta.
Em Sorocaba, onde foram autorizadas as saídas de 515 detentos, 28 não retornaram. Já em Capela do Alto, dos 170 presos liberados, 5 estão foragidos, e em Iperó, 11 dos 369 liberados não voltaram. Porto Feliz foi o município com o maior número de beneficiados: 923 detentos receberam a saída temporária, mas 31 não retornaram. Em Votorantim, 65 detentos saíram, com 2 não voltando.
A SAP esclarece que, quando um preso não retorna dentro do prazo estabelecido, ele é considerado foragido e perde automaticamente o benefício da saída temporária, retornando ao regime fechado assim que recapturado.
As autoridades continuam monitorando os casos de foragidos, na expectativa de recapturar cada um deles.