Previsto inicialmente para 2026, o leilão do Trem Intercidades Eixo Oeste, que irá conectar a capital paulista ao município de Sorocaba, foi antecipado para o quarto trimestre deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benin.

O projeto visa criar uma linha férrea ligando a cidade de São Paulo à Região Metropolitana de Sorocaba, permitindo que o trajeto seja percorrido em cerca de 60 minutos. Além de beneficiar os passageiros com um tempo de deslocamento reduzido, o TIC Eixo Oeste contará com quatro novas estações, incluindo uma em São Roque.

Com um custo estimado de R$ 8,5 bilhões, o projeto tem como objetivo atender a uma demanda de 50 mil passageiros por dia. Atualmente, o trajeto de carro leva cerca de 110 minutos, enquanto de ônibus a viagem pode chegar a 130 minutos.

O governo paulista pretende realizar a obra por meio de uma parceria público-privada (PPP), com base nos estudos e diretrizes de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A estruturação do projeto está sendo conduzida pela International Finance Corporation (IFC), instituição do Banco Mundial especializada em parcerias e projetos de infraestrutura.

Com a mudança no cronograma, o governo de São Paulo prevê agora 11 leilões para 2025, que somam cerca de R$ 72,64 bilhões em investimentos totais.