A LATAM Brasil anunciou a abertura de processo seletivo para tripulantes técnicos e de cabine em 2025. No novo processo seletivo, serão abertas 738 vagas para Comissários de Voo e 157 vagas para Copilotos, disponíveis para inscrição a partir de 14 de fevereiro no seguinte link.

“A abertura de quase 900 vagas para o complemento do nosso grupo de voos em apenas 1 ano é mais um reforço do forte investimento que a LATAM tem feito no Brasil e de como é possível, com o devido planejamento, investir de forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e sociedade”, afirma Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.

Para se cadastrar na vaga de Tripulantes de Cabine e Tripulantes Técnicos, é necessário:

Tripulante de cabine:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Formação: Ensino Médio Completo;
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA), com validade mínima de 1 ano – no ato da inscrição;
  • Imprescindível: aprovação no exame teórico ANAC (Banca ANAC) – no ato da inscrição;
  • Imprescindível: experiência de trabalho em áreas de serviços, cargos de atendimento ao cliente e/ou vendas;
  • Diferencial: Inglês e/ou Espanhol;
  • Passaporte Brasileiro válido – no momento da admissão;
  • Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre amarela (FA) – no momento da admissão.

Tripulantes Técnicos:

  • Experiência mínima de 150 horas totais de voo de avião;
  • Licença de Piloto Comercial de Avião;
  • Habilitação IFRA;
  • Habilitação MLTE ou Tipo;
  • CCT de PLA;
  • ICAO 4 ou Superior com validade mínima de 1 ano – no ato da inscrição;
  • CMA de primeira classe com validade mínima de 1 ano – no ato da admissão;
  • Curso Superior Completo;
  • Passaporte brasileiro válido – no momento da admissão;
  • Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
  • Diferencial: curso de jet training ou habilitação Tipo.

Além disso, a LATAM informou que para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos para tripulantes de cabine, a obrigatoriedade da língua inglesa e espanhola não é mais necessário, e sim desejável.

A companhia continua a aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais.

O processo seletivo é a realizado de 90% em etapas online, com apenas exames e entrevista final presencial em locais próximos ao candidato.

O prazo para inscrição vai de 14 a 23 de fevereiro de 2025. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.

Após a seleção e aprovação no processo, os tripulantes passarão pelos devidos treinamentos oferecidos pela LATAM antes de seguir para o voo.

Como é realizado o treinamento?

A LATAM oferece um treinamento para todos os seus tripulantes de cabine que atuam em voos domésticos no Brasil e internacionais de curta e longa distância. O treinamento inicial, ou seja, para recém contratados, tem uma carga aproximada de 234 horas e as atividades são aplicadas e conduzidas especialmente de acordo com o modelo da aeronave que o tripulante irá voar e suas configurações.

Os treinamentos são tanto online quanto práticos, e englobam simulação de atividades como pouso na água ou em floresta/mata; operação de portas e saídas de emergência da aeronave; manuseio das galleys (cozinha do avião); evacuações de emergência; primeiros socorros; atividades com fumaça e técnicas de resgates de passageiros nessas situações; além de aulas de serviço de bordo e atendimento.

Já o treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na LATAM conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em 3 fases:

Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa LATAM.

Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.

Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da LATAM, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.

Após o treinamento inicial, todos os pilotos da LATAM passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.