Uma nova fake news circula por São Roque nas redes sociais, agora sobre as obras do calçadão.
Um texto falso que circula, afirma que as obras de construção do calçadão na Rua Dr. Stevaux estão paralisadas.
A execução dos trabalhos no local é de responsabilidade da Prefeitura de São Roque por meio de uma empresa terceirizada e continuam no local.
A Prefeitura de São Roque destacou que um texto falso foi divulgado neste sábado.
De acordo com a administração municipal, os trabalhos prosseguem no local e sob a fiscalização do Departamento de Planejamento.
Por conta das chuvas, o São Roque Notícias, que vem acompanhado as obras, percebeu que o ritmo diminiuiu, porém, as equipes estão trabalhando dentro da obra.
A Prefeitura infomou que a etapa inicial de máquinas é caminhões com a terra, já foi finalizada e agora, somente os operários estão pelo local.
Os serviços pesados vão prosseguir agora apenas nos períodos da noite quando as calçadas serão quebradas.
A Prefeitura destacou que foi pega de surpresa pelo texto falso e que já acionou o Departamento Jurídico para as medidas legais na Justiça contra a divulgação de “fake news”.
Veja a informação divulgada pela prefeitura
O Departamento de Planejamento e Meio Ambiente de São Roque informa que não procede a informação de que a empresa responsável pelas obras no Calçadão, no centro de São Roque, teria abandonado a obra.
Os trabalhos no local seguem ocorrendo e sendo fiscalizados pelos profissionais do departamento, sendo que as obras permanecem dentro do cronograma estabelecido para esta primeira etapa.
Cidade tem invasão de textos fakes
São Roque, Mairinque e região vem sofrendo com a elaboração de fake news, textos falsos fabricados para enganar a população, para ganhar curtidas e engajamento.
Praticamente todos os dias, as redes sociais dessas cidades, estão sendo alvo da construção de mentiras.
Determinas publicações estão colocando rumos prejudiciais as empresas, órgãos e pessoas na região.
O único objetivo dessa construção falsa é causar acesso com chamadas chocantes, alarmantes e sensacionalistas.
A situação está aumentando muito, ficando cada vez pior e com risco.
As autoridades de São Roque e região precisam identificar, autuar e prender quem está fabricando fake news na cidade e na região.
Muitos estão confundindo a publicação um texto falso com algo verdadeiro e vice-versa.
É por conta disso que precisamos ter critérios e dessa forma impediremos que uma mentira seja anunciada como verdade.
O combate começa por meio da população e prossegue com as autoridades, sendo assim, impedir que uma fake news ganhe um público deve ser uma das missões, caso contrário, seremos sempre enganados e correndo riscos.
Combater as falsas informações é muito importante e valorizar as informações verdadeiras e as notícias relevantes ou mesmo, aquelas notícias que não concordamos, mas que são verídicas.