Foi registrado na última segunda-feira (2) um surto da doença mão-pé-boca (DMPB) na Creche do Paisagem Colonial que faz parte da EMEI Iolanda Lima de Oliveira Professora. Segundo alguns pais de alunos, ao chegarem na creche localizada no bairro Paisagem Colonial, em São Roque (SP), se extensão da Emei, depararam com ela fechada e um aviso de surto.

Os relatos eram de que sete crianças teriam apresentado a doença, mas o São Roque Notícias, ao entrar em contato com a Prefeitura, esta confirma apenas três casos, embora os pais falem em mais casos.

A creche é pequena, conta com o total de 33 alunos.

O surto da doença é considerado a partir de 2 alunos.

No mesmo dia, a vigilância sanitária chegou e fez higienização por todo o ambiente.

Confira a nota da Prefeitura na íntegra:
A direção do CMEI Iolanda Lima de Oliveira informa que foram registrados na escola três casos de crianças com a síndrome mão-pé-boca. Os casos foram comunicados à Vigilância Epidemiológica Municipal, que orientou a instituição a manter as crianças que apresentassem sintomas em suas residências durante o período de resguardo (sete dias). Ainda seguindo a orientação da Vigilância Epidemiológica, foi realizado, na segunda-feira, dia 2 de dezembro, um amplo trabalho de higienização na creche.

A coordenação escolar salienta que informou aos responsáveis pelos alunos que, durante os trabalhos de limpeza da instituição, uma sala havia sido preparada na escola ao lado para atender os alunos da escola. Contudo, os pais que preferissem poderiam manter as crianças em casa naquele dia.

Após o trabalho de higienização, as atividades foram retomadas na escola na terça-feira, dia 3. Os casos de crianças com a síndrome mão-pé-boca seguem sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, que esclarece que, apesar de contagiosa, a enfermidade é comumente registrada em períodos sazonais e que, não apresenta riscos à saúde da criança.