O Cine São Roque vai exibir em uma sessão única o documentário “Duas Décadas de Cultura”, produzido na Estação Maylasky, que por 23 é símbolo de cultura e transformação em São Roque (SP). A exibição ocorre no próximo domingo (15) às 13h30.

Com entrada gratuita, a obra conta a história e Dona Chiara e Glória, que identificaram a importância patrimonial e cultural da estação de trem que estava abandonada, a comunidade se uniu para revitalizar o local, criando uma rede de parcerias que envolveu a prefeitura, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e moradores. O documentário explora o resultado desse trabalho, que completa 23 anos de existência.

Uma exibição especial de pré-estreia também será gratuita e ocorre no sábado (14), na Estação Maylasky, às 15h.

Ao longo de 34 minutos, o filme leva a uma viagem pela trajetória, relembrando as diversas fases de revitalização e os desafios enfrentados para manter o espaço ativo e funcional. A produção apresenta depoimentos tocantes, desde as fundadoras que deram vida ao projeto, com entrevista póstuma de Chiara De Ambrosis Pinheiro Machado, a idealizadora Dona Chiara, ao lado de Glória Rizzoti Prestes, até jovens do bairro que foram diretamente impactados e descobriram, na Estação, um espaço de pertencimento, aprendizado e desenvolvimento pessoal.

A associação segue em pleno funcionamento, com atividades regulares, oficinas e uma forte produção de projetos, para fomento, manutenção e desenvolvimento do espaço e do projeto. Um dos projetos de destaque é o Parque dos Trilhos, que visa transformar o espaço em um parque sustentável e centro cultural de atividades de desenvolvimento.

O Cine São Roque fica localizado na Rua Professor Germano Negrini, 150, Shopping Center, São Roque. 

A Estação Maylasky fica localizada na Rua Carla Carrara, 458-626 – Maylasky, São Roque.