São Roque Notícias

Cia. de Eros tem oficinas gratuitas de teatro para jovens em São Roque; vagas remanescentes estão disponíveis

Desde o início de suas oficinas de iniciação teatral, em agosto de 2024, o Ponto de Cultura Companhia de Eros, de São Roque (SP), tem se destacado pelo impacto de suas atividades voltadas à formação cultural da juventude local. Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, e com apoio da Prefeitura de São Roque, o projeto oferece a adolescentes e demais interessados uma experiência imersiva no universo teatral, com aulas inclusivas e colaborativas conduzidas por artistas experientes.

Agora, com o calendário de oficinas chegando à reta final, os alunos se preparam para o aguardado exercício cênico, previsto para ocorrer em março, na Brasital. Essa apresentação, fruto de meses de trabalho, marca a conclusão de uma etapa importante do projeto e promete encantar o público com uma prévia do espetáculo final baseado na obra A Conferência dos Pássaros, livremente inspirado no romance de Farid Ud-din Attar.

Oficinas e progresso

As atividades são conduzidas por Lélis Andrade e Daniela Oncala – integrantes da Cia. de Eros, grupo teatral que mantém o Ponto de Cultura –, que compartilham experiências e técnicas voltadas ao desenvolvimento artístico e humano dos participantes.

Lélis, responsável pela oficina de composição do corpo e montagem do espetáculo, destaca a complexidade e o aprendizado gerados por um processo teatral bilíngue, que contempla tanto a linguagem verbal quanto a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que no projeto conta com a intérprete de Libras Jenny Costa.

Segundo ele, essa ‘crise’ foi pedagógica, pois os alunos, acostumados a se expressar apenas verbalmente, precisaram ampliar sua escuta corporal e encontrar novas formas de se comunicar. “Esse processo tem sido transformador, pois não apenas fortalece o trabalho em grupo, mas também ensina sobre empatia, inclusão e a riqueza da diversidade”, assinala.

Daniela, que ministra a oficina de coro épico e confecção de máscaras, também reforça o impacto desse aprendizado coletivo. “As oficinas de arte desenvolvem uma percepção de si e do outro, além de uma consciência crítica sobre nosso lugar no mundo, nossos privilégios e dificuldades”, pontua.

Vagas remanescentes disponíveis

Embora as oficinas estejam em estágio avançado, ainda há vagas remanescentes para interessados. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 15h às 18h, na Brasital, e oferecem uma oportunidade única para adolescentes e demais interessados da cidade se conectarem com a arte teatral.

As inscrições podem ser realizadas na Divisão de Cultura de São Roque (Av. Aracaí, 250 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo e-mail coletivocascaecia09@gmail.com.

Cia. Eros de Teatro
Sair da versão mobile