O Centro Cultural Yê, de São Roque (SP), oferece aulas de capoeira gratuitas para mais de 150 pessoas de todas as idades desde 2023. O projeto tem como objetivo transmitir mensagens de respeito e a importância de restaurar as tradições africanas e suas expressões culturais.

Além de oferecer aulas gratuitas de capoeira para todas as idades, a associação ensina danças folclóricas, como maculelê, puxada de rede e samba de roda. Também atende crianças autistas, que, segundo relatos dos pais, apresentaram melhorias significativas no quadro.

Mestre Belo, fundador e mestre do Centro Cultural Yê, destaca ainda que a Capoeira é um esporte importante para a educação das crianças, pois a arte aborda diversos tópicos essenciais para o desenvolvimento, como racismo, escravidão e sexualidade.

Ele também afirma que a Capoeira é mais do que arte, e que pessoas de todas as idades podem começar a treinar. “Capoeira é um patrimônio imaterial e cultural pela UNESCO. O objetivo do projeto é esse: sempre lutando pelo bem-estar dos adolescentes e das crianças; não tem idade, qualquer idade pode estar treinando, desde os 4 anos até os 80, 90 anos”, declara Mestre Belo.

O sonho de fundar o projeto acompanhava Mestre Belo desde a adolescência. Embora já tivesse experiência com projetos semelhantes, foi apenas quando se tornou contramestre que encontrou coragem para criar seu próprio projeto, o Centro Cultural Yê.

Se tratando de uma associação sem fins lucrativos que também não recebe apoio do governo, a academia financia suas atividades por meio de rifas e sorteios, além do patrocínio e parceria dos pais dos alunos.

A academia está com vagas abertas, e os interessados devem entrar em contato pelo número (11) 91677-2812.

O Centro Cultural Yê está localizado na Estrada do Monjolinho, número 15, Bairro Marmeleiro. O projeto conta com outras três filiais, localizadas em Villaça (São Roque), São João Novo (São Roque) e Iperó (SP).

Evento no dia 3 de novembro

No dia 3 de novembro, a academia fará um evento de graduação que começará às 8h. O evento terá como destaque o batizado e a troca de cordas, que é quando os alunos se tornam instrutores. Além disso, o tema musical principal será o Maculelê.

A celebração será na escola Sônia Maria Abreu Guilhard, localizada na R. José Benedito Rodrigues, em São João Novo.

O evento contará com a supervisão do Mestre Belo e seus auxiliares: Monitor Biro, Formado Aganju, Formado Alex, Estagiário Queixada, Intermediário Jaguar, Graduados e Diretoria.

Deixe um comentário