“Adote uma Criança” visa angariar contribuições para ajudar a manter serviços oferecidos a 108 menores atendidos pela entidade
A manutenção das atividades do Centro Social Sementes do Carmo, em São Roque (SP) é o objetivo da campanha “Adote uma Criança”, lançada em abril pela Sociedade Movimento dos Focolari (SMF), que busca “padrinhos” que possam contribuir mensalmente ou de forma esporádica com o trabalho da entidade. O Centro atende anualmente 108 crianças, porém, com a queda das doações, precisou reduzir esse número para pouco mais da metade dos atendidos em 2024.
Com mais de 50 anos de história no Bairro do Carmo, a entidade sempre manteve suas ações graças ao apoio da comunidade, de pessoas físicas e até de instituições internacionais que se identificaram com seu trabalho. A coordenadora do Centro, Aline Souza, conhece de perto o impacto transformador das ações ali desenvolvidas, que fazem do local um porto seguro, onde as crianças encontram convivência saudável,
afeto e laços positivos que marcam suas vidas. “A campanha ‘Adote uma Criança’ visa dar continuidade aos nossos trabalhos nessa comunidade. Este ano estamos enfrentando dificuldades em relação aos recursos financeiros, o que significa diminuição dos nossos atendimentos e dos nossos beneficiários. Nosso pedido é para que possamos continuar a atender com qualidade a totalidade das crianças do bairro do Carmo”, afirma.
O educador social da entidade, Danilo Magalhães, destaca que o projeto tem se sustentado de diversas maneiras, porém, sem a ajuda do poder público. “Infelizmente, esse ano a gente está com um trabalho limitado. Estamos pedindo a ajuda de todos para podermos atender as crianças do bairro na sua totalidade.”
O monitor Yvan Kevyn de Queiroz Santos Silva acredita que a visibilidade do “Adote uma Criança” pode trazer padrinhos que ajudarão a manter o trabalho da entidade. “Temos mais de 50 anos de projeto e esse ano precisamos reduzir muito o número de crianças atendidas. Essa campanha pode nos ajudar a mudar esse quadro. Além disso, o Centro também precisa de voluntários. Quem tiver interesse em ajudar o nosso trabalho, será muito bem-vindo”, afirma.
Para o copresidente da SMFocolari, Sérgio Previdi, a campanha é uma oportunidade de a comunidade participar ativamente das atividades do Centro. “Com o apadrinhamento, a pessoa pode acompanhar as atividades desenvolvidas no local. É uma forma de ajudar e de conhecer melhor o trabalho realizado pela entidade”, pontua.
Atendimentos e oficinas
Localizado no bairro do Carmo, na zona rural de São Roque, o Centro Social é mantido pela SFM e desenvolve um trabalho voltado a famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social e ao trabalho direto com 50 crianças e adolescentes dessas famílias por meio de oficinas socioeducativas. Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas com foco na ampliação do universo informacional, educacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes quem estimulem o desenvolvimento de potencialidades; encontros intergeracionais que possibilitem a convivência familiar e comunitária; rodas de conversas visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, sendo um espaço de diálogo e interação, ampliando as percepções dos participantes sobre si e sobre o outro, bem como abordando direitos e deveres enquanto cidadãos.
Mais informações sobre a campanha “Adote uma Criança” podem ser obtidas pelo
telefone (11) 93954-9769.
Sobre a SFM
Com 52 anos de existência, a Sociedade Movimento dos Focolares (SMFocolari), que possui sede em Vargem Grande Paulista (SP), oferece suporte a projetos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações práticas que visam transformar a realidade das comunidades. Para dar conta desse objetivo, a entidade usa de estratégias que fortalecem os vínculos sociais, promovem o desenvolvimento comunitário e disseminam uma cultura de Fraternidade Universal e Ética do Cuidado, beneficiando cerca de 100 famílias. Projetos são desenvolvidos para jovens, incluindo voluntariado internacional, formação de lideranças e preparação para o mercado de trabalho, atendendo em média 100 jovens por ano.
Além disso, a SMFocolari promove atualmente atividades em outras seis organizações: Centro Social Sementes do Carmo, Centro Social Jardim Margarida, Casa de Acolhida, Recomeçar para PSR (Pessoas em Situação de Rua), Espalhando Cuidados – Cuidar de quem cuida, Geração de Futuro – Noções sobre o mundo do trabalho, e ainda o Futsal Feminino e Masculino, realizado no Jardim Margarida, Rede de Apoio e Integração Fraternidade na Unidade (serviço de acolhimento para migrantes na cidade de
Curitiba/PR). Além desses projetos, a SMF também mantém importantes parcerias, como por exemplo com o Programa Milonga – programa de voluntariado internacional e a Escola de Jovens por um Mundo Unido (EJMU).
Cerca de 260 crianças e adolescentes participam regularmente de atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais em dois centros de convivência na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque.