A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em sessão extraordinária na noite de terça-feira, 12 de novembro, o Projeto de Lei Complementar 85/2023, que inclui o município de Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo.

A proposta, de autoria do Deputado Carlos Cezar, em parceria parlamentar com o Deputado André do Prado, agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Com uma população de 21.522 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, e território superior a 145 mil quilômetros quadrados, Araçariguama é conhecida como “o portal do interior” e se caracteriza como um forte polo industrial. O município se localiza à margem da Rodovia Castello Branco, a 54 quilômetros de São Paulo e a 72 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Carlos Cezar na justificativa do projeto, explica que esta ação, atende à demanda da população araçariguamense, promovendo integração de políticas públicas e planejamento integrado, com avanço no desenvolvimento econômico e social. “Nota-se forte interação entre Araçariguama e os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, tanto por sua localização como pelo fluxo de pessoas e relações intensas de âmbito econômico e social, o que explica o anseio de sua população pela integração defendida por esta propositura. A inclusão de Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo, promoverá integração de políticas públicas e planejamento integrado, com grande avanço no desenvolvimento econômico e social, gerando benefícios para seus moradores”, destacou.

Assim que for sancionado o projeto pelo Governador, Araçariguama deixará de fazer parte da Região Metropolitana de Sorocaba.

O Prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade, comemorou a aprovação do projeto, e se manifestou nas redes sociais. “Ao fazer parte da Região Metropolitana de São Paulo, nossa cidade terá acesso a uma série de benefícios que impulsionarão ainda mais nossa qualidade de vida. Entre eles, podemos destacar mais recursos para Saúde, reforço na segurança pública, investimentos na educação, transporte público integrado, eventos culturais e esportivos e muitos outros. Essa conquista, resultado de um intenso trabalho de nossa gestão, representa, após a emancipação, o maior marco da história de Araçariguama e é também, um atestado do crescente desenvolvimento, transformação e progresso que o município passou nos últimos anos”, destacou.

Os demais municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, também devem se manifestar, sobre a inserção de Araçariguama na RMSP.