Ainda em dezembro, é possível encontrar produtos armazenados nos estoques e com preços mais atrativos

O 13º salário deve injetar cerca de R$ 96,2 bilhões na economia paulista em 2024, beneficiando 24 milhões de pessoas, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Esse valor corresponde a aproximadamente 30% dos R$ 321,4 bilhões que serão pagos em todo o país.

Dados da pesquisa da SPC Brasil indicam que 55% dos brasileiros planejam usar parte da renda extra em compras natalinas, enquanto 27% devem gastar todo o valor em presentes. Apenas 18% afirmam que não gastarão o dinheiro com compras de Natal.

Com a movimentação intensa no comércio, lojistas dos mais variados segmentos aproveitam o período para atrair o público que está fazendo compras de Natal. Em Sorocaba, a Livraria e Papelaria Pedagógica, por exemplo, combina itens natalinos com descontos em materiais escolares.

De acordo com Juliana Batista, diretora comercial da loja, neste período do ano, em que os itens da nova coleção ainda estão chegando, eles aproveitam para oferecer preços atrativos em produtos que estão nos estoques, criando uma ótima oportunidade para os pais que buscam preços mais atrativos.

“Em janeiro, com a alta demanda de itens de volta às aulas, temos que repor todo o estoque, o que faz com que os produtos saiam mais caros para o consumidor devido ao aumento dos fornecedores. Por isso, antecipar a lista de materiais escolares ainda em dezembro é uma boa saída para quem quer economizar ”.

Antecipar a compra de materiais escolares está, aos poucos, se tornando um hábito entre os brasileiros. A lojista explica que, inclusive, muitas escolas antecipam a entrega da lista de materiais para que os pais possam aproveitar o 13º salário e a queima dos estoques para economizar.

“As escolas adotaram o costume de entregar as listas no ano anterior, por isso, é possível que os pais se organizem para pagar mais barato, podendo investir o dinheiro economizado na matrícula, por exemplo”.

Além das melhores condições de preços, a lojista explica que, com a expansão do horário de atendimento, devido às compras de Natal, e o menor volume de procura, os pais conseguem ter um atendimento mais tranquilo e personalizado, permitindo encontrar as melhores oportunidades.

“Em janeiro, as lojas de materiais escolares estão lotadas, e os pais acabam não conseguindo pesquisar e encontrar os melhores preços. Aqueles que se antecipam, compram produtos de qualidade e mais baratos”, aconselha Juliana Batista.

Para ajudar os pais que optarem por antecipar a lista, a Papelaria e Livraria Pedagógica estará com horário estendido entre os dias 6 e 23 de dezembro, ficando aberta até às 21h. Das 18 às 21h, a loja vai oferecer descontos para os itens da lista de material escolar.