A exposição conta com trabalhos dos alunos de todas as salas da EMEF, mostrando a história da África, do Brasil e também, do racismo. A exposição ficará disponível até o dia 4 de dezembro, na EMEF Carmem Lúcia, na Vila Amaral, em São Roque.
A iniciativa partiu da professora e narradora de histórias Kaká Vieira, que desde o começo do ano vem ensinando o tema para seus alunos do quarto ano do fundamental, ”O currículo do quarto ano nos dá a possibilidade de explorar a África, então eu sempre falei que queria fazer uma exposição que durasse o mês todo de novembro. Comecei falando das capulanas de Moçambique e enviando para casa um pedaço de tecido para fazerem com as famílias. Expus minhas ideias pra gestão e demais professoras, que enriqueceram o trabalho e conseguimos transformar a escola numa galeria de arte!.” afirma a professora.
Com a ajuda do professor de Língua Portuguesa, Francisco de Assis Fernandes, os alunos do sexto ao nono ano realizaram cartazes com frases antirracistas. Para o diretor da escola, Marcos Galli, a abordagem deste tema é essencial, “Falar sobre consciência negra é reconhecer que o racismo é um problema estrutural e , diante disso, as escolas precisam adotar uma postura institucional antirracista.”, conclui Marcos.
A escola ficará aberta para visitação da população, diariamente das 11:30 ao meio dia, e das 17:00 às 17:30. A EMEF Carmem Lúcia fica localizada na Rua das Orquídeas, 100, Vila Amaral, São Roque.