O documentário “Duas Décadas de Cultura: Amigos e Amigas da Estação Maylasky” estreia no dia 15 de dezembro, às 14h no Cine São Roque. A produção é uma homenagem especial aos 23 anos da Associação da Estação Maylasky, entidade comunitária e cultural que transformou o antigo prédio da estação ferroviária, em São Roque (SP), em um centro de resistência cultural e ponto de encontro para a comunidade.

Sob a direção e roteiro de Beatriz Machado, a obra foi realizada com o apoio da Lei Paulo Gustavo de 2024. No dia anterior, 14 de dezembro, será realizada a exibição de pré-estreia, na própria Estação Maylasky, às 15h. Ambas exibições serão gratuitas e abertas ao público. 

Sobre o documentário

Sob a liderança de Dona Chiara e Glória, que identificaram a importância patrimonial e cultural da estação de trem que estava abandonada, a comunidade se uniu para revitalizar o local, criando uma rede de parcerias que envolveu a prefeitura, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e moradores. O documentário explora o resultado desse trabalho, que completa 23 anos de existência.

Ao longo dos 34 minutos, o filme leva a uma viagem pela trajetória, relembrando   as diversas fases de revitalização e os desafios enfrentados para manter o espaço ativo e funcional. A produção apresenta depoimentos tocantes, desde as fundadoras que deram vida ao projeto, com entrevista póstuma de Chiara De Ambrosis Pinheiro Machado, a idealizadora Dona Chiara, ao lado de Glória Rizzoti Prestes, até jovens do bairro que foram diretamente impactados e descobriram, na Estação, um espaço de pertencimento, aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Para Beatriz Machado, este média-metragem é mais do que o registro da história, “é uma celebração das ações e princípios culturais e sociais, que feitos através do amor, reforçam a importância da humanidade”. Ela ressalta o papel do Núcleo Audiovisual da Estação Maylasky na obra, contada em primeira pessoa. “Desde o começo o projeto foi pensado de dentro para fora, todo o time tem uma memória afetiva ou uma atuação forte nas atividades. Costurar esse mosaico de memórias foi muito mais emocionante do que eu poderia imaginar, escutar os depoimentos dos jovens que tiveram a vida transformada então, nem se fala, me emocionei diversas vezes antes, durante e depois”.

A associação segue em pleno funcionamento, com atividades regulares, oficinas e uma forte produção de projetos, para fomento, manutenção e desenvolvimento do espaço e do projeto. Um dos projetos de destaque é o Parque dos Trilhos, que visa transformar o espaço em um parque sustentável e centro cultural de atividades de desenvolvimento.

O Cine São Roque fica localizado na Rua Professor Germano Negrini, 150, Shopping Center, São Roque. 

A Estação Maylasky fica localizada na Rua Carla Carrara, 458-626, Mailasqui, São Roque. 

Ficha Técnica

Documentário “Duas Décadas de Cultura: Amigos e Amigas da Estação Maylasky”
Duração: 34min
Direção: Beatriz Machado
Produção: Tobias Gehrts
Execução: Núcleo Audiovisual Estação Maylasky
Projeto elaborado pela Lei Paulo Gustavo 2024

Para mais informações, acessar o Instagram.