Projeto 'CineMundo 2' passou por Araçariguama e São Roque para democratizar acesso aos conteúdos audiovisuais e escritos para crianças

Ações doaram estruturas de cinematecas, com acervo de livros e vídeos, além de espetáculos de contação de histórias

O projeto ‘CineMundo 2’ passa por Araçariguama e São Roque em sua 2ª edição, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, com o objetivo de confeccionar e doar estruturas de cinematecas, com acervo bibliográfico e videográfico de obras infantis. Além disso, realiza um espetáculo de contação de histórias por estrutura doada.

Entre os temas abordados, estão a democratização do acesso aos conteúdos audiovisuais e escritos; a expansão do repertório cultural, artístico e pedagógico de regiões carentes, bem como a estruturação de espaços precários de atendimento às crianças e adolescentes.

O objetivo do projeto é deixar um legado físico permanente nos espaços, por meio de um repertório de materiais educativos e culturais. Além disso, visa proporcionar conhecimento e beleza através de livros e filmes, estimulando a socialização, criatividade, linguagem e desenvolvimento cognitivo.

O projeto conta com intérpretes de Libras e um monitor que auxilia o público no espaço e orienta os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que geram limitações.

Com a Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “CineMundo 2” tem a produção da AF dos Santos Produções, apoio da Komedi e Sancell, com patrocínio da MMB Metals, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Instituições que receberam as apresentações:
Araçariguama:
– Secretaria de Cultura e Turismo de Araçariguama
– EMEIF Juscelino Kubitscheck
São Roque:
– EMEF Distrito de Maylasky
– EMEF Dr. Rabindranth Tagore dos Santos Pires

Sobre a MMB Metals: A MMB Metals faz parte de um grupo holandês que está consolidado no mercado há mais de 50 anos. Iniciamos nossa operação no Brasil em 2010 com expertise em processamento de resíduos.

Acreditamos em um futuro em que a produção de metal e a sustentabilidade andem de mãos dadas. Nossa missão é fornecer soluções sustentáveis para resíduos petroquímicos, químicos e industriais, usando energia limpa para transformar resíduos em ligas metálicas. Produzimos nossa liga metálica com 85% menor emissão de CO2 em comparação com métodos convencionais, nossa missão contribui significativamente para a criação de aço verde.

A cada 20 toneladas da nossa liga produzida, equivale a eliminação de emissão de Co2 de 227 carros que circulariam por um ano, reafirmando nosso compromisso com o meio ambiente e a inovação sustentável.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.