Projeto “From Smart Campus to Real Smart Cities” é o único brasileiro selecionado na categoria Urban Experience

O Centro Universitário Facens, referência em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde, é o único brasileiro indicado à categoria “Urban Experience” do sétimo Innovation Awards do SXSW, que acontece em março, nos EUA. O projeto “From Smart Campus to Real Smart Cities” foi escolhido ao lado de iniciativas inovadoras dos EUA e Israel. Essa categoria destaca soluções que impactam diretamente a vida urbana, promovendo sustentabilidade, mobilidade e qualidade de vida. São 55 finalistas em 11 categorias e apenas dois são do Brasil. Cinco finalistas em cada categoria exibem seus projetos nos EUA, onde os jurados finalistas determinarão os vencedores.

Regiane Relva Romano, responsável pelo projeto Smart Campus Facens, explica que o projeto “trata- se de um laboratório vivo que busca solucionar problemas reais da sociedade, utilizando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como eixos, conectando a comunidade acadêmica, mercado/empresas, governo e sociedade, com foco muito grande na proteção ambiental. Depois de aprovado pelo Global Entrepreneurship Lab (G-Lab) – oferecido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), foi desenvolvido pelo período de quatro meses na Facens, com o objetivo de pesquisar, integrar, desenvolver, implementar, testar e analisar, dentro de nosso Campus, soluções para Cidades, Complexos e Campus Inteligentes, que pudessem ser replicadas em larga escala, incentivando o empreendedorismo e o cuidado social”.

Em 2024, o case extrapolou os muros do Smart Campus Facens com a parceria do Grupo Splice, empresa da iniciativa privada que também tem em seu DNA o objetivo de desenvolver importantes e consolidadas soluções para cidades inteligentes, humanas e sustentáveis. “Por meio de uma Parceria-Público-Privada de iluminação pública que atua na área de gestão, modernização, e manutenção da rede de iluminação em oito municípios de Minas Gerais, a cidade de Albertina foi o case escolhido para implementação das soluções, tornando-a um case de Cidade Inteligente, mostrando que o quadripé, academia, iniciativa privada, Poder Público e comunidade podem caminhar juntos com soluções inteligentes para toda população. O case também foi reconhecido em primeiro lugar como cidade excelente com menos de 30 mil habitantes pelo Prêmio Band Cidades Excelentes.”

Na etapa que acontece no Innovation Awards Finalist Showcase durante o SXSW 2025, dia 10 de março, os jurados escolherão os vencedores e o prêmio Best of Show. O público presente no Showcase também poderá votar para eleger o vencedor do prêmio People’s Choice.

André Beldi, Diretor de Marketing do Grupo Splice, reconhece que ser finalista no SXSW Innovation Awards 2025 coloca o trabalho em evidência no cenário global. “Reforça o reconhecimento internacional de projetos inovadores brasileiros e, além disso, representa o interior do país, especificamente Sorocaba (SP). Além disso, demonstra nosso compromisso em transformar cidades inteligentes em projetos escaláveis, sendo referência e criando conexões com especialistas, investidores e líderes do setor, além de abrir portas para novas colaborações.”