Por meio do projeto de resolução número um de 2025, os vereadores de São Roque (SP) pretendem alterar o horário das sessões, que atualmente ocorre toda terça às 18h, para o mesmo dia, porém para às 9h.

Segundo a exposição de motivos que acompanha o Projeto, a realização das sessões no período da manhã, conforme opinião dos Vereadores que assinam a matéria, facilitará a articulação entre os Poderes Legislativo e Executivo, uma vez que as repartições públicas municipais, em sua maioria, operam em horário comercial.

O documento deve ser votado nesta terça (14) em sessão extraordinária. Afirmam que essa mudança permitirá uma presença mais efetiva de secretários, técnicos e outros representantes do Executivo durante as sessões, possibilitando um diálogo mais ágil e eficiente para a resolução de demandas e esclarecimentos de questões legislativas.

Sobre a participação popular, a justificativa dos vereadores no projeto, diz o seguinte: “cabe destacar que a mudança de horário não trará prejuízo ao público presencial, considerando que o acesso às atividades legislativas continuará garantido e incentivado. Ressalta-se que as sessões realizadas em horário comercial permitem maior articulação entre os cidadãos e os vereadores, bem como facilitam a presença de representantes de setores organizados da sociedade e de órgãos administrativos que possam contribuir para os debates e deliberações”.

Os Vereadores que assinam a propositura também afirmam: “realizar as sessões em horário diurno aumenta a segurança de todos os envolvidos. O deslocamento noturno de parlamentares, servidores e cidadãos, sobretudo em horários avançados, pode expô-los a riscos que seriam mitigados em atividades realizadas durante o dia. A segurança no entorno da Câmara também é maior em horários diurnos, o que reforça a necessidade dessa alteração”.

O projeto segue em trâmite na câmara e conta as assinaturas dos Vereadores: Júlio Mariano, Diego Costa, Gonzaguinha, Marquinho Chula, Wellinton Oliveira, Flávio Rodrigues e Rafael Tanzi.